Scammers, Phishing e o Crime virtual

19/03/2015 13:55

Scammers

 

Boa tarde galera. Vou abordar esse assunto scammer. Infelizmente esse assunto não é muito abordado em nossas redes sociais. E o Brasil é alvo de scammers de fora, por ser um alvo fácil, principalmente em site de compra e venda e relacionamentos.

Estou tratando deste este assunto, pois infelizmente fui vitíma de um desses “ bandidos virtuais”, sendo obrigado encerrar minha conta no banco e abrir outra.

 

 

 

O que é um Scammer ?

 

Em informática, Scammer é o responsável pelo ação de enviar / desenvolver Scams ou, como também são conhecidos, Phishing Scams. Diferentemente do SPAM, o SCAM vem com ideal de obter informações pessoais da vítima enquanto o SPAM em geral anuncia / tenta vender algo.
Apesar de ser uma prática relativamente antiga, o termo não é muito difundindo entre o ramo e em alguns casos chega a ser empregado o uso da palavra Spammer para definir um praticante de Phishing Scam.
Em geral, um Scam pode ser um email, uma página falsa ou qualquer outra forma de contato que o Scammer possa ter com a vítima pelo meio digital solicitando informações pessoais como número de documentos, contas bancárias, senhas e etc. É comum também os Scammer utilizarem Torpedos SMS para induzirem a vítima a ligar para números pagos ( 0300, celulares ) informando que a vítima teria sido a ganhadora de algum prêmio.

Uma falha comum dosScammers é a falta de acentuação, falhas gramáticas e de concordância em seus textos.

 

Golpe Nigeriano: o que é e como funciona

Nos últimos anos, tornou-se muito comum o envio de e-mails fraudulentos usados em um golpe conhecido como Esquema Nigeriano (Nigerian Scam). Apesar disso, este golpe não é novo. Pelo contrário. Segundo o site Snopes.com (*), especializado em desvendar boatos, lendas urbanas e outros tipos de mentiras que circulam pela Internet, o truque vem sendo aplicado com sucesso desde a década de 1920, inicialmente por meio de cartas tradicionais, depois por fax e, atualmente, por e-mail.

Também chamado de "Fraude 419", devido ao número do artigo do Código Penal da Nigéria que trata deste tipo de crime (equivalente ao artigo 171 do Código Penal Brasileiro, referente ao estelionato), basicamente o golpe funciona da seguinte forma:

  • A vítima em potencial recebe uma comunicação oriunda supostamente da Nigéria, de Serra Leoa, da Costa do Marfim, ou mesmo de qualquer outro país, africano ou não

  • A mensagem promete uma rica recompensa para quem ajudar o remetente a tirar de seu país uma soma milionária em dinheiro, que está retida por causa de um problema de ordem legal ou política.

  • Quem engolir a isca será solicitado a enviar sucessivas quantias em dinheiro para os golpistas, as quais serviriam para liberar certos papéis e transações. As quantias solicitadas variam, mas podem chegar a milhares de dólares. Sempre que a "fortuna" está prestes a ser liberada, surge um novo problema e o golpista pede mais dinheiro para resolvê-lo.

  • As pessoas que caem na fraude costumam ficar cegas pela possibilidade de receber milhões de dólares, por isso continuam a remeter os valores pedidos pelos criminosos, até perceberem que não há nenhuma fortuna a receber e que o dinheiro já enviado está perdido para sempre.

Calcula-se que bilhões de dólares já foram desviados por meio deste esquema. O serviço de inteligência britânico estima que, todos os dias, cinco americanos estejam no lobby de algum hotel de Londres aguardando a chegada de pessoas ligadas à fraude 419. Até mesmo um homicídio já foi cometido por causa desta fraude, quando um aposentado tcheco de 72 anos assassinou, em 2003, o cônsul da Nigéria, depois de ter perdido toda sua poupança com o golpe.

Recentemente, começaram a surgir variantes deste esquema, uma das quais é uma mensagem enviada por e-mail afirmando que o destinatário ganhou uma formidável quantia num concurso de loteria. Aqueles que acreditarem na mensagem também deverão pagar taxas para que tal quantia -- inexistente -- seja liberada.

Há alguns dias, um desses falsos prêmios de loteria associou o nome do HSBC ao golpe, ao alegar que o dinheiro seria pago por uma agência do banco em Londres. O HSBC, no entanto, afirma que tudo não passou de uma mentira para dar mais credibilidade à fraude.
Quem receber a mensagem não deve de forma algum manter contato com os remetentes.

O site Snopes.com traz uma lista (*) com cópias de mensagens fraudulentas usadas no Esquema Nigeriano e tambémindicação de sites (*) onde se pode encontrar mais detalhes sobre o assunto. No Brasil, o site Quatrocantos.com também trazexplicações (*) detalhadas sobre o golpe e uma lista de links (*) relacionados.

 

Fonte: https://www.hsbc.com.br/1/2/br/informacoes/seguranca/artigos/golpe-nigeriano-o-que-e-e-como-funciona

 

 

O que é Phishing ?

 

 

Tdos os dias, milhões de ameaças virtuais são espalhadas pela internet. Boa parte desse montante pode ser classificada como phishing. Essa prática, como o nome sugere (“phishing” em inglês corresponde a “pescaria”), tem o objetivo de “pescar” informações e dados pessoais importantes através de mensagens falsas. Com isso, os criminosos podem conseguir nomes de usuários e senhas de um site qualquer, como também são capazes obter dados de contas bancárias e cartões de crédito.

 

Para não cair em armadilhas como essa, o internauta precisa estar muito atento e prevenido contra o phishing. Para isso, você pode utilizar ferramentas anti-phishing gratuitas ou pagas e filtrar boa parte dessas ameaças. Alguns exemplos de aplicativos com esta finalidade são PhishGuard para o Firefox ou Internet Explorer e WOT para Google Chrome. Além disso, quase todos os antivírus no mercado são capazes de barrar este tipo de fraude.

 

Como acontece o golpe?

O phishing pode ocorrer de diversas formas. Algumas são bastante simples, como conversas falsas em mensageiros instantâneos e emails que pedem para clicar em links suspeitos. Fora isso, existem páginas inteiras construídas para imitar sites de bancos e outras instituições. Todas essas maneiras, no entanto, convergem para o mesmo ponto: roubar informações confidenciais de pessoas ou empresas.Se você já ouviu seus amigos reclamarem que receberam emails de um colega pedindo para clicar em determinado link, fique atento. O mesmo pode acontecer com você. Outros casos comuns são aquelas mensagens “estranhas” que alguns usuários recebem de amigos enquanto conversam no Windows Live Messenger (antigo MSN). O funcionamento é quase igual ao dos emails falsos, e você precisa tentar identificar a linguagem que o seu amigo normalmente usa. Fora isso, o mesmo tipo de fraude pode acontecer também através de SMS.

 

"Fique atento, como fui vítima, posso dizer que o poder de persuasão desses criminosos, é incrível"

~SpamLine~