Museu do videogame chega em Recife, com 42 anos de história sobre consoles.

09/04/2015 16:24

Chega neste final de semana ao Recife o aguardado Museu do Videogame, um projeto itinerante que traz mais 200 consoles e jogos clássicos. São 42 anos de evolução que poderão ser experimentados pelos visitantes. A abertura será sábado (11) no Shopping Recife e fica até dia 26 de abril. A entrada é gratuita.

O Museu ficará na área de eventos do shopping. Além disso, dezenas de consoles estarão espalhadas pelos corredores, contando um pouco da história de cada equipamento.

Entre as relíquias que serão encontradas estão o primeiro console fabricado no mundo, o Magnavox Odyssey, de 1972; o Atari Pong (primeiro console doméstico da Atari), de 1976; Fairchild Channel F, de 1976 (primeiro a usar cartuchos de jogos); o Telejogo Philco Ford, de 1977 (o primeiro videogame fabricado no Brasil); o Nintendo Virtual Boy, de 1995 (“portátil” de mesa com tecnologia 3D); o Vectrex, de 1982 (com jogos vetoriais que trazia monitor embutido); o Microvision (primeiro portátil a usar cartucho), de 1979 e o R.O.B (robozinho lançado juntamente com o Nintendo 8 bits, em 1985).

 

Evento será gratuito. (Divulgação).

 

O visitante também poderá experimentar os jogos River Raid, Enduro, Pac-Man, Super Mario Bros, The Legend of Zelda, Donkey Kong, Sonic, Alex Kid, Top Gear, Street Fighter, Mortal Kombat, entre muitos outros. Além disso, o espaço contará com concursos de cosplays, lançamentos de jogos e oficinas de escultura com a Escola de Computação Gráfica, Saga. Haverá, ainda, um estande da Nagem para demonstração e comercialização de games.

Um dos grandes diferencias dessa exposição é que há itens realmente desconhecidos até mesmo para quem é colecionador, como o Coleco Telstar Arcade, de 1977”, destaca o curador do Museu do Videogame, Cleidson Lima. Seguindo a linha dos consoles triangulares, onde cada um dos seus lados tinha um controle diferente, o Museu traz ainda o Coleco Telstar Combat, de 1977, que tinha como foco o público que gostava de tanques de guerra. Outro videogame do acervo, o Action Max, de 1987, trazia jogos de tiro em fitas de videocassete. Os curiosos também podem curtir o Bandai Pip Pin Atmark, o único videogame criado pela Apple, em 1995. Todos os itens trazem informações com nome, data de lançamento e detalhes técnicos dos videogames. Alguns consoles antigos trazem também vídeos com comerciais de época e detalhes de como funcionavam.

Queremos causar surpresa nas pessoas que trafegam pelo lugar. Aquele pai pode resgatar a memória de seu primeiro Atari quando tinha 12 ou 13 anos. É algo para toda a família”, disse Cleidson ao NE10. “Muitos jovens de hoje que são usuários de consoles modernos em Full HD e outros recursos incríveis não sabem que o mercado precisou errar bastante para chegar até aqui”.

 

 

museu

 

O Museu do Videogame é o único do gênero no Brasil segundo a Associação Brasileira de Museus. E tudo começou com o próprio Cleidson. “Meu primeiro console foi o Super Game CCE, um clone do Atari, feito no Brasil em 1985. Desde então me tornei um colecionador e quando me dei conta já tinha vinte videogames”, explica. Além de Recife recebem o evento Londrina, Pelotas, Fortaleza, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Porto Alegre e Curitiba

 

~SpamLine~