ARGUS II o Olho Biônico que trás de volta a visão

02/03/2015 15:29

 

ARGUS II

  

 

Olá pessoal, estou de volta com uma matéria bem interessante de como funciona e o que é Argus II, mais conhecido como olho Biônico.

Após algumas pesquisas, em fóruns científicos e páginas na web, consegui fazer um resumo explicativo sobre essa interessante tecnologia que recupera a visão humana.

Já vimos alguns casos de pessoas que tiveram uma parte de sua visão recuperada por este Olho Biônico, mas o que é isso ?, Como ele funciona ?. Bem estou aqui para explicar isso agora.

 

Funções do Argus II “ Olho Biônico”:

 

A Argus II, é uma prótese que é implantada com o objetivo de tratar profundamente os deficientes visuais que sofrem de doenças degenerativas visual.

 

Mas como essa prótese funciona ?, como é capaz de recriar a visão Humana ?

 

O aparelho funciona convertendo imagens de vídeo capturadas de uma mini câmera, abrigada nos óculos do paciente, em uma série de pulsos elétricos que são transmitidos sem fio para um conjunto de eletrodos na retina.

Então, esses pulsos estimulam as células remanescentes da retina, resultando em uma percepção de padrões de luz no cérebro. Por meio desse sistema os pacientes aprendem a interpretar os padrões visuais, ganhando assim, um pouco de visão funcional. Trinta pacientes participaram da pesquisa usando o aparelho em casa e a vida deles mudou desde então.

 

 Relatos para o jornal BBC de pessoas que fazem o teste com o Argus II.

 

"Fran Fulton, de 66 anos, tem cegueira total há dez anos. Mas há algumas semanas tudo mudou em sua vida.

Fulton fez o teste com Argus II e conta a forma que sua vida mudou após 10 anos sem ter sua visão, tirada por uma doença chamada retinite pigmentosa – um mal degenerativo que lentamente provoca a morte de células sensíveis à luz na retina, com isso Fulton perdeu sua visão por completa.

Fulton(de azul)

Quando eles 'ligaram a minha visão', foi uma experiência absolutamente incrível", conta Fulton. "Eu estava tão emocionada e exaltada, que meu coração começou a bater muito rápido, e eu tive até que botar a mão no peito, porque achei que o coração ia saltar para fora."

'Nunca achei que voltaria a ver'

Então o que é visto pelos pacientes com Argus 2? A sensação é parecida com a de ver uma imagem digital com pixels muito grandes. Ou como olhar um painel digital gigante de muito perto.

Fulton conta que é difícil descrever exatamente o que ela vê.

"As pessoas dizem que o que estamos vendo são vultos. Sim, é verdade, mas são impulsos eletrônicos. Então o difícil é aprender a interpretá-los. Não é que seja exatamente uma tarefa difícil, mas é uma curva de aprendizagem bastante grande. Eu ainda estou aprendendo."

"Eu trabalho no terceiro andar, onde há três elevadores, e eu ouvi a sineta indicando que um elevador estava descendo. Eu me alinhei em frente ao elevador e entrei nele. Eu não bati com meu ombro esquerdo ou direito. Não precisei de bengala para me orientar. Cada novo dia é muito animador, e nunca em toda minha vida achei que isso poderia acontecer."

 

Para quem foi cego a anos, tudo que foi feito até agora é um grande avanço”

 

"Eu espero no futuro poder ver meus netos", diz Fulton. "Eu não imagino que vou conseguir ver seus rostos, mas sei que eles vão se divertir podendo ficar à minha frente e dizer 'vovó, você consegue me achar?' E eu poderia então perceber a diferença entre o neto de quatro anos e o neto de sete anos."

 

Esse foi o relato de mais uma usuária do Argus II, a tecnologia que irá revolucionar a respeito de “perca de visão”. Será que doenças que afetam nossa visão, e tiram ela de nós, irá ser algo que possamos combater no futuro ?, Será que em algum futuro próximo o termo “ cego” vai ser algo que as crianças irão aprender na aula de história ?

 

Tecnologia de mãos dadas com a saúde humana, isso eu aprovo !

 

~SpamLine~